Serviços

Capacitar Program

A metodologia do Programa CAPACITAR, que visa o desenvolvimento organizacional de entidades empresariais, nasceu em 2.000 no âmbito de um projeto de cooperação internacional entre a Câmara de Artes e Ofícios de Essen e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas). Nesta fase foram atendidas 18 Associações Comerciais e Empresariais (ACEs).

A metodologia do Programa CAPACITAR visa melhorar atuação de entidades empresariais em três linhas estratégicas:

  • promoção do desenvolvimento
  • local prestação de serviços
  • promoção da cultura associativista
Os impactos positivos nas ACEs atendidas levou o Governo Federal da Alemanha financiar a partir de 2005 uma nova fase do Programa. Nesta segunda fase, os instrumentos foram aperfeiçoados e os parceiros, a CACB e Câmara de Artes e Ofícios de Essen, implementaram o Programa CAPACITAR em 28 ACEs do Nordeste do Brasil.

Os bons resultados obtidos levaram os parceiros a apresentar o Programa CAPACITAR em uma competição da International Chamber of Commerce (ICC), que foi realizado em Istanbul em 2007, para eleger projetos de destaque de entidades empresarias. Participaram 70 projetos de 38 países no competição e o Programa CAPACITAR foi eleito como melhor projeto de cooperação entre entidades empresariais.

Desde sua criação, o Programa CAPACITAR está sendo implementado em mais de 200 Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e seus instrumentos foram utilizados em diversos projetos de cooperação e consultorias na América Central, Ásia e África.

Hoje, a equipe da Brazilian Chamber of Commerce and Industry, oferece consultoria especializada para a entidades brasileiras e de outros países, que buscam o desenvolvimento organizacional de entidades empresariais.
CACB - SCS Quadra 03, Bloco A, Ed. CACB - Brasília, DF - CEP: 70.313-916
Tel: (61) 3321-1311 - Fax: (61) 3224-0034
Fale Conosco
Desenvolvimento: